quinta-feira, 18 de abril de 2024

ALIMENTOS QUE VOÇÊ NUNCA DEVE COLOCAR NO FREEZER



Congelar alimentos é uma ótima maneira de reduzir o desperdício de alimentos, mas não se estragar sua comida. Por isso é importante saber quais alimentos você não deve deixar no freezer. 

Vegetais Delicados - Alguns vegetais não se saem muito bem depois de armazenados no freezer e podem perder a textura e o sabor. Pepinos, abobrinhas, tomates e aipo perdem um pouco de sua textura e estrutura quando congelados. Ervas Inteiras e Folhas de Ervas como coentro, manjericão e salsa, sofrerão se forem jogadas no freezer. No entanto, você pode picá-las e misturá-las com óleo e, em seguida, congelá-las em sacos plásticos para preservar o sabor. 

Maionese - A maionese é uma emulsão, normalmente feita de óleo, gemas de ovos, vinagre ou limão e temperos ao descongelar essa emulsão se romperá, deixando o líquido os ingredientes ácidos e o óleo flutuando sobre a base da gema. 

Alimentos Enlatados - Colocar latas de alimentos fechadas no freezer é uma má ideia, a água contida na lata vai se expandir, o que pode fazer com que ela estoure.

Alimentos Fritos - Alimentos que você fritou ao serem congelados permitem que a água e o óleo migrem lentamente para o exterior, isso significa que qualquer alimento frito acabará encharcado, o que não é o ideal.

Carne já descongelada Quando descongelada à temperatura ambiente, a carne começa a desenvolver microrganismos que só o calor pode destruir. Por isso, deve ser logo cozinhada, sem voltar ao congelador.





Massa cozinhada Ao congelar a massa já cozida congela também as partículas de água da massa. O resultado, quando descongelada, é uma pasta mole, ensopada e sem graça.

Grãos de café ou café em pó As temperaturas baixas secam o café. Em vez de o congelar, guarde-o num local fresco, escuro e numa caixa bem fechada. Desta forma poderá conservar a frescura do café durante alguns meses.


Ovos com casca No congelador a matéria que constitui o ovo expande-se e pode fazer com que a casca estale, deixando entrar bactérias ou qualquer tipo de sujidade.

Iogurtes ou outros laticínios - Quando congelados, separam-se ou, como se diz na gíria culinária, “deslaçam”. Guarde estes alimentos no frigorífico e mantenha-os longe do congelador.

Queijos moles Não tente congelar aquele maravilhoso queijo da Serra que lhe ofereceram, nem o chévre que sobrou do jantar de amigos. Guarde-os no frigorífico.

Molhos que levem farinha ou amido de milho Este tipo de molhos, como por exemplo o béchamel, separam-se quando congelados e pode ser difícil, depois de descongelados, voltar à consistência original.

Sorvete derretido - O sorvete que sobrou estava líquido? Acontece a todos. Mas não o volte a congelar porque só ficará como uma pasta pegajosa e sem graça. 

Refeições que já foram aquecidas - Mais uma vez devemos alertá-lo para os microrganismos que se podem formar num alimento que já foi cozido, congelado e depois descongelado. Guarde as sobras no frigorífico e consuma-as no prazo de um dia ou dois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detran.RJ emitirá, sem taxas, novo modelo de carteira de identidade para todas as idades a partir desta terça; saiba como tirar

 Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível no Detran.RJ para todos os cidadãos! O que é a CIN?  * É o novo documento de ...